Aos 79 anos, Colette continua fiel ao seu velho monte de jornais para lavar os vidros de casa. Na cozinha, as folhas amarrotadas ficam à espera junto ao lava-loiça, ao lado de um pequeno pulverizador com água morna e algumas gotas de detergente da loiça. «Comecei em 1965, em casa da minha mãe», conta, quase surpreendida por este hábito ainda dar que falar. Lá fora, a luz do fim da manhã evidencia as marcas da chuva na porta envidraçada. Colette esfrega com suavidade, fazendo movimentos circulares, e depois seca com outra folha. O vidro depressa recupera a transparência. Parece quase que a janela desapareceu. O seu segredo não tem nada de complexo, mas assenta num pormenor de que muitos se esquecem.
O papel de jornal, um gesto passado de cozinha em cozinha
Todos conhecemos aquele momento em que julgamos ter acabado de limpar um vidro e, ao sol, surge uma marca enorme. Colette sorri perante esta situação: o papel de jornal poupa-lhe frequentemente esse incómodo, desde que não tente despachar o trabalho. Nunca encharca a folha nem limpa um vidro a escaldar com o sol. O papel absorve a humidade que resta e desliza sobre o vidro, criando o acabamento limpo que tantas casas procuram. Não é uma magia de avó retirada de um armário. É um gesto simples, rigoroso e quase reconfortante.
Nos anos 1960, este método era muito usado porque os rolos de papel de cozinha eram mais caros e menos comuns nas casas. Colette recorda os sábados dedicados às limpezas, as janelas abertas apesar do frio e o pai a guardar cuidadosamente os jornais diários da semana. Na altura, gastava uma folha de jornal numa janela pequena e duas na porta envidraçada da sala. Ainda hoje aproveita os exemplares já lidos pela vizinha. Este pequeno ritual permite-lhe dispensar panos descartáveis. Sejamos sinceros: ninguém faz realmente isto todos os dias.
O princípio é bastante lógico, explica um profissional da limpeza de vidros: um papel de jornal fino retém as últimas gotículas e ajuda a espalhar o produto sem deixar fibras grossas, ao contrário de alguns papéis de cozinha baratos. As tintas antigas também podiam dar uma impressão de polimento, embora a sua composição tenha mudado muito desde 1965. Actualmente, os jornais impressos utilizam, em geral, tintas menos gordurosas do que antigamente. Por isso, o método continua a resultar, mas não com qualquer tipo de papel: páginas brilhantes, folhetos publicitários e revistas são, muitas vezes, uma má escolha.
O método profissional para evitar marcas e surpresas desagradáveis
Para conseguir um vidro limpo, o profissional aconselha a remover primeiro o pó com um pano seco ou uma escova macia. Depois, Colette prepara uma mistura muito leve: um litro de água morna e uma pequena gota de detergente da loiça, nada mais. Pulveriza pouco, apenas o suficiente para humedecer a superfície, e amarrota uma folha de jornal até formar uma bola macia. Começa por cima e vai descendo gradualmente, sem passar dez vezes no mesmo sítio. Uma segunda folha, desta vez seca, serve para terminar os cantos. O verdadeiro segredo é usar pouca água, pois o excesso cria os escorridos que depois se tenta corrigir.
Um erro habitual é recorrer ao jornal em vidros frágeis, riscados ou com uma película específica. Os vidros modernos com tratamento anticalor, película opaca ou revestimento muito delicado exigem mais cuidado. Nesse caso, é preferível usar uma microfibra limpa e um produto recomendado pelo fabricante. O papel de jornal também pode deixar uma ligeira coloração nas mãos ou nas caixilharias brancas quando a impressão é recente. Não é grave, mas pode incomodar. Antes de limpar toda a porta envidraçada, o mais prudente é experimentar discretamente num canto.
O profissional salienta ainda a importância de escolher bem a hora: um vidro exposto a sol directo seca demasiado depressa e as marcas surgem antes mesmo de haver tempo para o secar.
«O papel de jornal funciona porque é absorvente e quase não larga pêlo. Mas não substitui o gesto correcto: pouco produto, pressão regular e um acabamento a seco.»
Para que esta velha dica continue agradável de usar, bastam algumas referências:
- dar preferência a um jornal mate, sem brilho e já bem seco;
- trocar de folha assim que fique húmida ou suja;
- evitar caixilhos pintados recentemente e superfícies tratadas;
- limpar em dias nublados ou ao fim da tarde.
Um velho hábito que também diz muito sobre a forma como consumimos
O que Colette defende não é apenas uma técnica de limpeza. Por trás das suas folhas de jornal amarrotadas está uma geração que reparava, reutilizava e dava uma segunda vida ao que havia em casa. Não afirma ter a verdade absoluta, nem pretende dar lições aos netos, equipados com rodos, toalhitas e sprays especializados. Diz apenas que os seus vidros ficam limpos, que isso lhe serve e que gosta deste gesto aprendido com a mãe. Por vezes, as soluções mais modestas perduram porque continuam a ser eficazes.
O papel de jornal não será perfeito em todas as circunstâncias, e a microfibra mantém argumentos sólidos, sobretudo em grandes superfícies envidraçadas ou em janelas modernas. Ainda assim, a dica de Colette recorda que um objecto comum pode continuar a ser útil, sem embalagem nova nem promessas espectaculares. Basta algum método, atenção à superfície a limpar e aquela paciência que raramente aparece nas demonstrações rápidas. Talvez também tenha um gesto transmitido por um familiar, uma vizinha ou um avô cuidadoso. Estes hábitos dizem, muitas vezes, muito mais do que uma simples limpeza.
| Ponto essencial | Pormenor | Valor acrescentado para o leitor |
|---|---|---|
| O papel de jornal absorve bem | Reduz o pêlo num vidro pouco húmido | Vidros mais limpos com um objecto já disponível |
| A dosagem é importante | Basta uma pequena quantidade de água e produto | Menos escorridos e menos marcas durante a secagem |
| É necessário adaptar o método | Vidros tratados ou frágeis exigem uma microfibra | Uma limpeza eficaz sem riscos desnecessários |






Comentários
Ainda não há comentários. Seja o primeiro!
Deixar um comentário